Comunicação que gera valor

As empresas podem usar a comunicação de forma marcante e que gere conexão com as pessoas.

SUA MARCA MAIS FORTE

11/16/20214 min ler

DANIELA FERRO

Designer

O público alvo de uma marca tem uma gama quase infinita de opções para escolher no mercado.

Existem várias empresas concorrentes vendendo o mesmo tipo de produto. Isso torna a concorrência mais acirrada e as marcas menos distintas na mente dos clientes.

Pensando nisso, esse post lhe mostrará formas de destacar seu negócio dos concorrentes e se tornar a escolha mais óbvia para eles.

Exemplos de grandes marcas:

Aprendemos muito com exemplos, nessa publicação falaremos sobre a Coca-Cola e outras marcas renomadas que usam até hoje uma comunicação que se conecta com as pessoas.

As propagandas da Coca-Cola falavam que compartilhar uma coca é compartilhar sentimento (Share a Coke, share a feeling). A visão da empresa é "criar bebidas que as pessoas amem, para refrescá-las em corpo e espírito".

Com isso você consegue perceber, que a Coca quer ir muito mais além de fazer bebidas refrescantes. Ela mexe com o lado emocional. As propagandas sempre estão associando o produto à felicidade. Isso é muito facilmente percebido nas propagandas publicitárias "Abra a felicidade".

Assuntos relacionados

Como adicionar emoção à marca?

A comunicação da Coca não é sobre vender o produto em si, suas características, a quantidade de bebida que vem na nova embalagem ou o que há de diferente nesse novo sabor que é igual ao antigo.

A Coca não faz questão de comunicar o diferencial do produto falando sobre o produto em si, a marca fala sobre as experiências que você vai ter ao consumir o produto.

Criando este tipo de conteúdo é possível construir conteúdos que são compartilhados pela internet. É mais fácil que as pessoas se identifiquem com a marca, pois as propagandas e ações promocionais criam situações para gerar uma conexão emocional com as pessoas. Ir além da venda e criar experiências é a virada de chave para uma comunicação que gera valor.

Como transmitir emoções na comunicação?

Robert Plutchik, professor de psicologia da universidade South Florida, identificou todas as emoções primarias que os seres humanos podem sentir.

Elas são: Medo, raiva, tristeza, alegria, surpresa, antecipação. Essas emoções podem ser usadas na comunicação de marketing para gerar conexão com as pessoas.

1- Qual emoção deseja transmitir?

Primeiro é preciso escolher qual das emoções deseja transmitir. Pense em como sua marca pode se conectar com uma dessas emoções, para transmitir uma mensagem residente e marcante.

Essa escolha pode ser mais fácil em alguns tipos de negócio, como por é o caso de bancos. Eles precisam que as pessoas confiem e se sintam seguras ao usar esse tipo serviço. Nesse caso a escolha mais óbvia é transmitir confiança.

2- Problema e solução:

Pense em qual solução você oferece para o cliente e qual a necessidade que seu produto supre. Com isso você pode contar histórias reais e mostrar situações cotidianas que o seu produto pode resolver.

As propagandas do Vanish fazem muito isso. Quando a empresa lançou o produto no mercado, os vídeos mostravam crianças brincando e sujando as roupas, as mães ficam preocupadas da mancha não sair.

Depois que elas conheceram o produto, não se preocuparam mais dos filhos sujarem as roupas com terra, comida ou outras coisas. Agora eles podem brincar a vontade e as mães não precisam se preocupar.

Esse tipo de comunicação gera identificação com o publico alvo da marca, no caso eram mães. Eles colocaram seu produto em um contexto que faz sentido para o público e mostrou como o produto que eles oferecem pode ajudar.

3- Força das imagens:

Outra forma de criar conexão com o público é através de imagens. Temos cérebros incríveis que adicionam uma dose de significado à tudo que vemos.

Quando você mostra o resultado final que seu cliente terá ao utilizar seu produto ou serviço, geramos um impacto muito maior do que se apenas falasse-mos sobre isso.

Somos seres visuais e quando vemos os resultados reais e a diferença que seu produto faz na vida das pessoas, temos mais vontade de consumir esse produto.

Mostrar o resultado final de uma dieta de emagrecimento, pessoas reais com carreiras incríveis ou qualquer outro exemplo que seja relevante para seu segmento. Vai gerar o desejo do seu público em se tornar esse caso de sucesso.

4-Pessoas se conectam com pessoas:

Quanto mais humano sua marca for, mais as pessoas se identificarão com ela. Encare sua marca como se ela fosse uma pessoa. Como ela fala, o que gosta de ouvir, como se veste?

Tudo que você conseguir imaginar sobre ela te ajudará a projetar essa imagem para o público. Quanto mais real ela for, mais as pessoas se identificarão com ela.

Nos vemos em breve

Espero que esse post tenha te ajudado à ter ideias de como seguir na comunicação da sua empresa.

Começarei a escrever conteúdos como este, então acompanhe o blog para saber mais sobre comunicação, marketing, design e redes sociais.